foto de Mário Vicente

Sobre o autor

Mário Vicenti. Brasileiro, escritor e jornalista, nasceu em 5 de dezembro de 1960 em Cascavel, Oeste do Paraná. Filho de um amante da música e do futebol, Santos Vicente (in memoriam), que sustentava a família com sua oficina mecânica para bicicleta, motocicletas e acordeom, e de Alvina Vercino (falecida).

Aos 15 anos, trabalhou no jornalismo, quando foi assistente de fotografia de um dos primeiros jornais diários de Cascavel na década de 70. O autor já escreveu uma peça de teatro amador nos anos 80: Nossa vida leviana, a qual falava sobre drogas e aborto. Publicou seu primeiro livro, de crônicas e poesias, “Natureza clandestina”, em 1987, com prefácio de Ignácio de Loyola Brandão

Enquanto amadurecia sua veia literária, buscou novas experiências para se fortalecer e adquirir conhecimentos como pessoa e como profissional. Fundou, juntamente com outros escritores e pessoas ligadas ao mundo artístico da cidade, o MOLICA – Movimento Literário Cascavelense, em 1987.

Foi sócio proprietário de um jornal do segmento automobilístico em São Paulo, capital, entre 1988/89 “Nosso carro”. O autor viveu quatro anos, no início dos anos 90, em Los Angeles, na Califórnia, onde aprendeu a gostar de jazz e se aproximou bastante do cinema.

De volta ao país em 1994, trabalhou em jornais do interior e revistas. Em 1995, assumiu a assessoria de imprensa e marketing de uma das maiores Cooperativas do Brasil, a Copacol. Na cooperativa Mario aumentou sua experiência na publicidade até alçar carreira solo com o próprio veículo de comunicação. Jornal Integração de Cafelândia Paraná que mantém até hoje no formato digital: www.jornalintegracao.com

Em 2007, resolveu fazer um ano sabático. Saiu da empresa para fazer os 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Dessa experiência produziu um relato de viagem em forma de romance com o livro: “O homem que chorava”, publicado de forma independente em 2008. Sempre ligado na literatura, porém focado no trabalho jornalístico como meio de sobrevivência, Mario voltou a produzir livros em 2012, 2013, por encomenda e em 2015 lançou seu romance Mademoiselle Zaira. Em 2022, lança A rainha do castelo invisível.

O autor é formado em economia pela UNIOESTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, pós-graduado em marketing e propaganda pela Univel e tem um MBA em Cooperativismo pela FGV.

Atualmente, mantém o jornal, muita leitura, viagens e continua a aposta no mundo da literatura.

F